Ansiedade

14:14























Durante toda minha vida sofri de um mal chamado ansiedade, o que me levou a ter crises de pânico e também depressão. Costumo dizer que de nada vale a minha dor se não puder ajudar ao próximo. Tendo isso em vista, pedi para que mandassem algumas perguntinhas na página do blog no Face para que eu pudesse construir este post e ajudar vocês a entenderem um pouquinho melhor o que estão sentindo. Juntei as perguntas mandadas com algumas coisas que eu acho importante saber e aqui está!

Qual o motivo de eu me sentir deste jeito?
Crises de pânico, depressão e ansiedade normalmente vem de duas fontes: traumáticas ou químicas. A primeira é a mais conhecida, que é quando tu sofre algum evento como por exemplo a perda de um ente querido ou alguma outra situação estressante. Já a segunda é um pouco mais complicada: no teu cérebro existem químicas que te fazem sentir feliz, etc, e algumas pessoas tem falta delas e por isso acabam tendo uma tendência a ficar um pouco mais pra baixo.


Eu vou em psicólogo, mas isso não está resolvendo a minha ansiedade. O que eu faço?
Eu costumo dizer que todos deveríamos ir em psicólogos. Acontece que existe uma diferença entre a profissão exercida por um terapeuta e por um psiquiatra. Por isso, recomendo que vá em ambos, sendo eles médicos diferentes. Não há mal nenhum em tomar remédio pois, como anteriormente dito, tu pode estar com falta de química.

Estou me tratando com medicamentos e estou me sentindo melhor. Sinto que posso largar os remédios.
Chegamos no maior erro de todos os ansiosos: você NÃO pode largar os medicamentos. Depressão/ansiedade/pânico são doenças que tu estará pelo resto da vida carregando contigo. A melhor coisa a se fazer é continuar o tratamento até que o PROFISSIONAL que cuida de ti diga que tu está autorizada(o) a parar.

O que fazer durante a crise?
Durante uma crise é realmente difícil a gente se controlar. Em crises de pânico, falta ar e a vontade de morrer é maior do que qualquer coisa. Mas com o tempo tu vai aprender a perceber quando tu está entrando por esse caminho e a minha dica é acabar com isso logo quando tu sente que está se direcionando a isso: pensa em coisas positivas, pensa naquilo que te deixa mais feliz e orgulhosa a teu respeito e a respeito do mundo a tua volta. Outra dica também é NUNCA ficar sozinha. Eu costumo passar grande parte dos meus dias com os meus amigos e, PASMEM, isso diminuiu bastante minha ansiedade porque quando eu estou com eles eu não tenho muito tempo pra pensar em coisas ruins e sim me entretenho com as conversas.

Como lidar com uma pessoa deprimida?
Eu acredito que a maioria das pessoas que não sofrem de nenhuma das doenças tratadas nesse post não costumam entender o que uma pessoa nessas condições está passando, então acho que a resposta pra essa pergunta seria o que NÃO fazer: não diga que você entende o que ela está sentindo e não diga que vai ficar tudo bem. Acho que a melhor coisa que tu pode fazer ao ver um amigo nessas situações é tentar mostrar pra ele o quão importante ele é na tua vida e tentar achar alguém que já se sentiu da mesma forma.


Espero que esse post tenha ajudado pelo menos um pouquinho a cada um de vocês. Qualquer dúvida ou qualquer pedido de ajuda será bem vinda nos comentários ou até mesmo pela inbox do Facebook da blog.






You Might Also Like

5 comentários

  1. Eu deveria ter copiado meu comentário anterior, affff. Here we go again!!!!!!

    ''Em crises de pânico, falta ar e a vontade de morrer é maior do que qualquer coisa.'' EXATAMENTE isso, Duda! Minha irmã mais velha já teve Síndrome do Pânico e foi a pior época das nossas vidas.
    Eu tinha uns 13 anos e ela quase 18 quando presenciamos meus dois irmãos brigando; o mais velho acabou desmaiando e, a partir deste dia, ela começou ter as crises. Ela não conseguia mais ficar sem a minha mãe, não importava se eu e meus outros irmãos estivéssemos juntos, ela só ficava bem quando minha mãe ou meu pai estavam por perto. Ela chorava desesperada, dizendo que a qualquer momento poderia morrer se meus pais não chegassem.
    Lembro-me que antes dela começar a ter as crises, ficávamos sempre sozinhas em casa e continuou assim. Os dias que ficávamos só nós duas eram maravilhosos, fazíamos muitas coisas, mas depois das crises, tudo piorou; virou um pesadelo, tbh.
    Ela percebia que minha mãe e pai não voltavam e começava a ficar DE-SES-PE-RA-DA; gritava dizendo que ia morrer, dizia que estava sem ar e que o coração dela iria explodir à qualquer momento, e como ela era a mais velha, eu só sabia dizer ''PARE DE DRAMA, VOCÊ NÃO TEM IDADE PRA ISSO. LOGO OS PAIS CHEGAM E PRONTO, PARE DE FOGO NO RABO, GAROTA.'' e isso só deixava ela mais nervosa e ela chorava ainda mais. (lembro disso da vontade de me bater, pqp).
    Com as crises, ela teve de largar o trabalho dela e toda a independência que tinha. Meus pais levaram ela à uma psicóloga e ficou lá por uns 3 anos. Com o tempo e tomando os remédios, ela foi melhorando.
    A melhora foi incrível: Voltou a trabalhar, começou a sair com as amigas, começou a namorar, já ficava muito bem sem a presença da minha mãe.
    Hoje ela tá casada, fazendo facul e muito feliz - continua tomando os remédios, mas há muito tempo ela não sofre mais com as crises.
    Tô contando isso, Duda, pq seu post vai, COM CERTEZA, ajudar muita gente. Queria ter lido este post há uns 9 anos, teria me ajudado muito a saber lidar com as crises dela, em vez de ficar falando que ela era dramática, o que na real, acontece muito com as pessoas que não têm noção de quão perigoso e desesperador é a Crise/Síndrome do Pânico.

    Ótimo post, Duda. Continue com o bom trabalho, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat!
      Muito obrigada por esse comentário, sério! Eu fico muito feliz pela tua irmã e posso dizer que o meu caminho tá sendo bastante parecido com o dela (: Hoje eu consigo fazer coisas que há 3 anos atrás nem na minha imaginação existiam.
      Sério, fico MUITO feliz em saber que esse post teria te ajudado, de coração!!!! Obrigada pelo carinho <3

      Excluir
    2. Eu quem agradeço, de coração mesmo.
      <3

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

facebook.com/dudaholic

Instagram

@dudaholic